domingo, 23 de junho de 2013

SOBRE O SÍMBOLO DO INFINITO - Alfredo Almader







O QUE É LEMNISCATA

É a imagem conhecida desde a Antiguidade, o nome não. Lemniscata é o famoso "oito deitado", tido como um símbolo do infinito. A razão de essa curva geométrica especial assumir tal significado é seu traço, contínuo, uma forma sem começo nem fim.
Adotada por diversas linhas espirituais, ela simboliza, para os rosa-cruzes, a evolução quando observada de dois lados: o físico e o espiritual. Um dos anéis de lemniscata é a jornada do nascimento à morte, o outro da morte ao novo nascimento. 
O ponto central é considerado o portal entre os dois mundos. Essa figura aparece em antigos desenhos celtas e no caduceu (cetro) de Hermes, o deus grego da comunicação (que leva as mensagens dos mortais para os deuses).
Na antroposofia (filosofia espiritual sistematizada pelo austríaco Rudolf Steiner no século 19), a lemniscata ocupa um papel central porque representa o equilíbrio dinâmico, perfeito e rítmico do corpo. A forma geométrica da lemniscata é à base de muitos processos antroposóficos: desde a dinamização de medicamentos até a criação de estruturas arquitetônicas, movimentos da euritmia, desenhos da terapia artística,etc.
No tarô, a lemniscata aparece em duas cartas: ela flutua acima das cabeças do Mago (carta 1) e no personagem que força a abertura da boca do Leão na carta 11, a Força. Há tarôs sem o símbolo sobre os dois personagens, mas, nos chapéus que usam, as abas formam lemniscatas. 

No livro Meditações sobre os 22 Arcanos Maiores do Tarô (Edições Paulinas), lê-se que a lemniscata simboliza o ritmo, a respiração e a circulação (o desenho tem claramente dois ciclos). Ela é então o símbolo do ritmo eterno, ou da eternidade do ritmo, e sinaliza, no Tarô, o conhecimento desse segredo.
Traçar a lemniscata no ar com varetas de incenso é indicado para harmonizar a energia de pessoas e ambientes. Também achei um vídeo muito interessante que nos leva também ao infinito, 
pode clicar é bem criativo e tem muito conteúdo

* As fontes deste artigo foram coletadas em diversos sites, blogs de fisica, wikipedia, e misticismo na internet.



ANALEMA - POSSÍVEL ORIGEM DO SÍMBOLO DO INFINITO

Hoje é 22 de junho, dia do solstício de inverno (verão) para o hemisfério sul (norte). É o dia mais curto (longo) do ano. A partir de hoje a trajetória do Sol pelo céu diurno vai gradualmente se inclinar para o sul (norte) e o dia vai aumentar (diminuir) até chegarmos ao equinócio (dia e noite iguais) e chegarmos ao outro solstício, o de inverno (verão) com o dia mais curto (longo) do ano. As palavras entre parênteses se referem ao hemisfério norte.

Você tem ideia de onde o fotógrafo Frank Zullo tirou esta sequencia de fotos? E que horas aproximadamente? Adianto que o extremo inferior desta figura chamada Analema pelos astrônomos é o solstício de inverno. no ponto de cruzamento ocorrem os equinócios e no ponto superior o solstício de verão.

Analema é o termo usado em astronomia para designar um grafo da posição do Sol no firmamento num determinado lugar, marcada à mesma hora em dias sucessivos (isto é com intervalos aproximados de 24 horas ou seus múltiplos) ao longo de um ciclo anual. 

As 37 fotos foram tiradas em vários dias ao longo de um ano no MESMO horário e local e superpostas. Em teoria a forma das analema pode ser obtida em qualquer planeta do universo e sua forma varia de acordo com pelo menos três variáveis. Na Terra temos:

1. A órbita da Terra em torno do Sol não é exatamente circular. É uma elipse com excentricidade é 0,0167.

2. O eixo de rotação da Terra em torno dela mesma é inclinada 23,50 em relação ao eixo da órbita em torno do Sol.
3. O horário e a latitude escolhidos para tirar as fotos.

Veja a seguinte animação, mostrando o trajeto hipotético do Sol durante o ano. Duas coisas chamam a atenção: os signos do zodíaco (constelações) ao fundo e o analema criado pela trajetória do Sol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário