domingo, 11 de março de 2012

MUSICOTERAPIA E A ESPIRITUALIDADE - Final



COMO OUVIR OS  TIPOS DE NOTAS-CHAVE

“A música pode fazer pela alma o que nenhuma atividade perceptível aos sentidos pode realizar.” (El Morya-Guy Ballard)
As notas-chave não são somente músicas referentes a Mestres, Arcanjos e Seres Cósmicos, mas também podem ser músicas referentes aos raios, chakras, templos etéricos e meditações. Veremos a seguir os diversos tipos de notas-chave, seu aproveitamento e benefícios para todas as funções.

a) A Música dos Mestres - As notas-chave de cada Chohan dos raios. Através de sua audição atrairemos a aura do mestre e devemos mentalizar a sua presença sobre nós. São também músicas para ambientes onde queremos trazer uma maior harmonização como no trabalho, no lar etc. Se simplesmente as deixarmos tocar repetidamente em determinado local, sua influência benéfica se efetuará, contagiando a todos e retirando velhos padrões negativos.
Ex: a música Aleluia (nota-chave de Jesus) foi ditada pelo Arcanjo Rafael a Handel e traz uma profunda meditação sobre a glória e as bênçãos de Jesus. Enquanto ouvimos e meditamos com esta música, podemos visualizar nosso Amado Mestre Jesus irradiando seu amor sobre nós, visualizando sua Luz descendo sobre nosso lar e sobre nós, nos envolvendo em sua graça.
A música Ave Maria de Schubert (nota-chave de Maria) nos traz uma forte presença de nossa Amada Mãe Santíssima, a ponto de podermos sentir o seu manto de luz e amor nos envolvendo e nos tocando.
Este pode ser o momento para elevarmos uma prece pedindo sua intercessão sobre nossa vida.

b) A Música dos Arcanjos - Os Arcanjos estão no posto mais elevado nas ordens dos anjos a serviço de Deus. Podemos invocar a proteção das hostes angélicas para todas as situações e eles estarão prontos a nos atender, visto que só podem interceder por nós através de um chamado. Nada melhor do que ouvirmos as músicas-chave dos Arcanjos para sua invocação perante todas as situações do dia.
Podemos iniciar nosso dia pedindo a proteção e a força do raio azul do Arcanjo Miguel* ou invocando o Arcanjo Zadquiel para dirigir a chama violeta sobre situações e pessoas, ou chamar o Arcanjo Rafael e a
Arquéia Maria, nossa mãe santíssima para interceder com o seu raio verde da cura, etc.
Ex: Podemos meditar com a nota-chave de Miguel, Eternal Father juntamente com a musica de seu retiro, Coro dos soldados, e assim, visualizarmos o Arcanjo Miguel , com sua espada azul e seu poder, fazendo um circulo de Luz de proteção sobre nossa casa e pessoas, e colocando um anjo de sua legião em nossa guarda.
(O livro “Chaves para nosso Progresso Espiritual” contém de forma resumida, detalhes de grande valor para nosso aprendizado).

c) A Música dos Chakras - Recomendadas para harmonização e afinação dos chakras, pois certos instrumentos marcantes nessas músicas têm o poder de liberar e circular energias. Ex: ao ouvirmos cada música podemos mentalizar que o chakra específico está em harmonia, visualizando-o perfeito, curado, e envolvido por uma grande Luz.
Podemos fazer isto também com os órgãos de nosso corpo, visualizando-os curados e agradecendo antecipadamente por sermos tão perfeitos e com tanta harmonia entre nossos órgãos e átomos. Esta intenção sempre é intensificada pela recitação dos mantras para a purificação dos chakras e decretos relacionados.
d) A Música dos Raios - Músicas que possuem em si, as características do raio ao qual pertencem e que podem nos auxiliar a trazer essas virtudes sobre nossa vida. Ex: músicas do raio azul nos inspiram força, determinação e decisão. Para intensificá-la em nós, podemos escutar essas músicas, pedindo aos Mestres do raio azul para que nos ajudem a assimilar e incorporar gradativamente tais virtudes em
nosso ser.
Conforme já mencionado, isso é intensificado pela recitação dos decretos, além de nossa determinação, persistência e busca pessoal.

e) Meditação nas Chamas - São músicas que nos auxiliam a mentalizar e meditar sobre suas características. Ex. chama* da paz, chama da cura e da verdade, chamas gêmeas, etc. Como exemplo, podemos visualizar a chama da paz nos envolvendo e integrando nosso ser, nosso ambiente, regiões do planeta em dificuldades ou outras pessoas, fazendo também um pedido para que os anjos da paz atuem nessa situação.

f) A Música dos Seres Cósmicos - Os Seres Cósmicos são os grandes seres da Alta Hierarquia espiritual do Universo. A maioria deles não teve existência carnal na Terra. Existem notas-chave das energias destes seres como exemplo: meditação nas energias de Alfa e Ômega, meditação sobre a Criação do Universo etc. Estas são músicas que induzem a meditar sobre a grandiosidade destes Seres e nos levam a ter estes elevados pensamentos.

g) A Música dos Elohim - Os Elohim são os criadores dos mundos, os construtores da forma, a comando de Deus. “Na Bíblia seu nome aparece por 2500 vezes. Na hierarquia os Elohim e os Seres Cósmicos apresentam a mais elevada vibração da Luz que podemos comprender em nosso estado evolutivo.”(*3, p.316). As nove sinfonias de Beethoven foram inspiradas pelos 7 Elohim a Beethoven que foi um enviado especial para trazer estas músicas . Além de belas, imponentes e inspiradoras, elas têm o poder de neutralizar as influências nocivas dos ritmos decadentes contemporâneos. As últimas sinfonias, especialmente a nona sinfonia (nota-chave de Gautama Buda) é uma música com o poder de conduzir o ouvinte aos planos elevados de onde foram originadas, de acordo com nossa sintonia e intenção.

Segundo Elizabeth Prophet ,*1, p.13 : “A libertação original da criação gerada pelo Pai produziu uma musica grandiosa no Cosmos que foi captada por Beethoven na sua Nona Sinfonia”
Vejamos as palavras dos Arcanjos Jofiel e Cristina nas Pérolas de Sabedoria n.30, 1995:
“Queremos mostrar a harmonia da música das esferas, o ritmo dos poderosos Elohim e dos seus sons sagrados. Queremos entoar estes sons no nível físico para que a
humanidade possa percebê-los. E depois mostraremos como estes sons são capazes de modificar verdadeiramente os padrões celulares das crianças, das pessoas que estão perdidas .. e de todas outras pessoas”.
Assim, se escutarmos as sinfonias de Beethoven, seremos beneficiados pela elevação de nosso padrão mental, além de obtermos uma sensação de êxtase, de grandiosidade, e de comunhão espiritual.
De acordo com o livro “Preveja seu Futuro” de Elizabeth Prophet, nós nascemos regidos por determinado signo zodiacal, e como importante tarefa para esta existência, temos de eliminar as más tendências naturais que cada signo predispõe, adquirindo as virtudes positivas equivalentes, para então, cumprir a mestria de crescimento nesta parcela de nossa existência infinita.
O “Relógio Cósmico” pode ser entendido como a passagem pelos 12 signos deste zodíaco e do trabalho psicológico que devemos fazer em cada um deles, adquirindo então a mestria sobre nossos egos como a raiva, a ira, a soberba, a inveja e outros aspectos psicológicos negativos.
Mesmo sendo de um único signo, passamos periodicamente por faixas de atuação nas demais casas do “Relógio Cósmico” para a continuidade de nosso trabalho psicológico, em que devemos dominar egos e imperfeições latentes.
Cada faixa do “Relógio Cósmico” possui músicas clássicas específicas, que tendem a nos auxiliar a entrarmos em harmonia com nosso interior. Com isso poderemos mais facilmente controlar nossos defeitos psicológicos e nossos egos. Estas músicas podem ser um auxiliar, juntamente com as práticas recomendadas de mantras, decretos, além da determinação e persistência.


AS VALSAS E A CHAMA VIOLETA

“A valsa é a chama e o fogo de Saint Germain, o verdadeiro ritmo da transmutação” (Prophet)
A Valsa é o ritmo da transmutação e da Chama Violeta e foi trazido à Terra por Saint Germain como forma de diminuir a discórdia e desarmonia que havia na Europa daquele século. Assim, foram os compositores Strauss, Schubert e outros que, inspirados por Saint Germain, fizeram surgir em Viena, no ano de 1776, as valsas hoje tão conhecidas.
Viena, a cidade das valsas, tinha sobre ela, no plano etérico, um Templo de Vênus; daí a semelhança dos nomes. Deste templo eram inspirados seus compositores e artistas. Os castelos de Viena, por sua vez, são simétricos, e de linhas mais suaves, se comparados a outros castelos.
As valsas como um ritmo espiritual, produzem uma espiral de energia ascendente de Luz que transmuta nosso carma. A escuta regular de valsas pode produzir um efeito visível, transmutando padrões negativos, e queimando nosso carma, devido aos átomos girarem com maior harmonia e rapidez.

Ao dançarmos a valsa estamos queimando energias densas, mas a simples escuta também produz um efeito similar, que pode transmutar as energias do ambiente e transformar as pessoas deixando um clima de paz, elevação e alegria.
Vejamos o que diz Elizabeth Prophet (*1)p18 : “Viena é o local de descida dos venusianos e de sua cultura....O compasso ¾ é o compasso da batida do coração de Deus. Na ação da valsa existe o equilíbrio do Tai Chi, a acentuação do fluxo de energia nos quatro corpos inferiores....Ela cria uma espiral ascendente de Luz....e uma espiral ascendente de Chama Violeta que abre uma passagem de
Luz através das camadas de energia mal-qualificada... Ela prepara o caminho para a elevação da espiral da ascensão* no processo de libertação da alma...ela é um ritual do fogo sagrado no interior do templo”.
Neste livro são mostradas figuras de uma pessoa envolvida pela espiral de luz produzida pela valsa do Danúbio Azul, com as energias dos chakras subindo em espiral ascendente, desde a base até o chakra da coroa.
Portanto, devemos nos habituar a escutar valsas e aproveitar os benefícios citados, além da alegria e das boas energias que ela traz para nosso cotidiano.


A MÚSICA DOS RETIROS OU TEMPLOS ETÉRICOS

“Assim, determinadas músicas clássicas e óperas são oriundas dos Templos Etéricos” (Serápis Bey- Ballard)
Os retiros ou templos etéricos são focos de luz para a humanidade, situados em dimensões superiores, nos Planos habitados pelos Mestres Ascensos, invisíveis aos nossos olhos, e possuem muitas funções para o equilíbrio da vida na Terra.
Estes templos geralmente são situados sobre um local correspondente no plano físico. Cada Retiro possui sua nota-chave, a música associada àquele local, e que traz a sintonia e a vibração destes locais.
Existem os retiros etéricos de cada Mestre, como se fosse sua casa espiritual, além dos retiros de certos qualidades divinas, focos de luz e de aprendizado para a humanidade. Assim, temos o templo da música, o templo da ressurreição, o templo de Shamballa, o templo de Royal Teton, o templo de Maria, em Fátima, o templo do Arcanjo Miguel etc.

Todos os Mestres dos sete raios possuem o seu retiro etérico, porém não são conhecidas as notaschave de todos eles. A lista de músicas que temos conhecimento está contida na 3ª parte deste trabalho.
Podemos pedir aos Mestres e Anjos que durante o período de nosso sono, eles possam nos conduzir a estes locais onde poderemos visualizar estes locais, receber instruções, aprendizado, e um contato com os Seres de Luz, de acordo com nosso merecimento e preparo.
Ao acordar, não teremos a clara lembrança do ocorrido, mas sutilmente ao longo do dia poderemos ter uma maior compreensão sobre as diversas situações da vida, além de uma sensação de paz e amparo.
A audição dessas músicas pode nos auxiliar a elevar nossa vibração, nossos pensamentos e nossa alma. Ex: A melodia Parsifal, nota-chave do templo da ressurreição é uma música com o poder de tocar nossos sentidos, pela profundidade de seus acordes. Ela possibilita o ouvinte a mergulhar nesta melodia que proporciona paz, leveza e tranquilidade. Lista de alguns templos etéricos e sua localização no plano físico:
Templo de Maria em Fátima, Portugal; Templo de Saint Germain no Monte Shasta, Montana,USA Templo de Jesus, na Arábia Saudita; Templo de El Morya em Darjeeling, Índia
Templo do Arcanjo Miguel, em Banff, no Canadá, Templo de Serápis Bey, em Luxor, Egito; e outros.
Existem também os Templo das qualidades Divinas, como: Templo da Ressurreição, Templo da Verdade e da Cura, Templo da Chama Violeta, e outros . Existem também nas cidades do plano espiritual as Universidades do Espírito, locais de aprendizado e estudo para onde podem ser levados, no momento do sono, aqueles que desejam continuar aprendendo e recebendo instruções durante a noite, diretamente dos Mestres Ascensos e seres espirituais.


OS INSTRUMENTOS MUSICAIS E SUA ATUAÇÃO NOS CHAKRAS

“Louvai o Senhor ao som da trombeta, louvai-o com a lira e a cítara. Louvai-o com tímpanos e danças, louvai-o com a harpa e a flauta. Tudo que respira louve o Senhor !” (Salmo 150, David)
Os instrumentos musicais sempre foram associados a momentos de louvor, elevação e de práticas espirituais conforme os salmos bíblicos do rei Davi.
Atualmente podemos afirmar que os sons dos instrumentos musicais vão bem mais além do que a simples beleza que representam. Eles podem auxiliar na elevação espiritual de quem o executa e de seus ouvintes.
Os mestres nos ensinam que os instrumentos musicais têm sua função no equilíbrio dos chakras e que cada um dos grupos de instrumentos tem sua correspondência nos chakras do corpo físico.
“O som e o ritmo servem para a afinação dos chakras como instrumentos da harmonia divina”

“A vibração de certos instrumentos permite uma libertação de energia dos chakras...permitindo assim a sua harmonização e afinação com o Som Cósmico” (*2) Para cada chakra corresponde um ritmo, uma cor e uma música-chave. Esta música por ter em destaque determinado instrumento, tem um poder de atuação para emitir vibrações saudáveis ao equilíbrio daquele chakra .

Eis os sete chakras, os instrumentos correspondentes e a nota-chave de cada um:

Metais de sopro Chacra da garganta 1º RAIO - Pompa e Circunstãncia Elgar

Cordas Chakra da coroa 2º RAIO - Um Bel Di Puccini

Harpa Chakra do coração 3º RAIO - Thine is my heart alone F. Lehár
Cravo Câmara secreta do coração - Sons do Cravo, Sonata em C
Maior .K 515 (*1)pg.6 Domenico Scarlatti
Tambor Chakra da base 4º RAIO - Marcha Triunfal de Aida Verdi

Piano Chakra terceiro olho 5º RAIO - Piano Concerto 2, C menor Rachmaninoff

Órgão Chakra plexo solar 6º RAIO - One Alone Sig. Romberg

Flauta e madeiras Chakra da alma 7º RAIO - Danúbio Azul J. Strauss

Os instrumentos utilizados nas orquestras, são os instrumentos que cobrem todo o espectro da pauta sonora, com frequências que vão desde 20 hertz, no caso dos contrabaixos e bumbos até os 20000 hertz, ou 20 khz, no caso dos violinos, piccolos e pratos. Cada faixa deste espectro corresponde à frequência vibratória de uma parte de nosso corpo físico ou de um de nossos chakras.
Os sons mais graves, especialmente os sons da percussão e baixos, que iniciam na região de 20 htz entram em sintonia e atuam principalmente no chakra básico. Os sons mais agudos, especialmente das cordas, que vão de 8.000 até aproximadamente 15.000 khz entram em sintonia com o chakra coronário.

Os sons intermediários têm a sua atuação nos demais chakras, mas de modo geral, todos atuam como um conjunto em todo o nosso corpo. Assim a riqueza sonora das orquestras é capaz de transpor o nível físico e tocar também nossos sentimentos e emoções, que se elevarão, enriquecidos com esta massagem nos níveis físico e
espiritual. Isto é bem diferente no caso de músicas dissonantes nocivas, que apesar de terem a mesma amplitude, possuem timbres agressivos que produzem um efeito negativo. (conforme descrito na parte 1).
Cada faixa deste espectro sonoro corresponde também a uma cor. Assim, se fosse possível visualizar com os olhos físicos o som emitido por uma orquestra, veríamos um arco-íris, onde as cores fariam uma sinfonia visual, correspondentes aos sete raios.

Assim escutando músicas clássicas somos banhados pelas vibrações dos instrumentos musicais que formam uma onda de harmonia e beleza. Esta harmonia nos envolve e nos auxilia a encontrar o equilíbrio, tornando-nos receptivos e prontos para captar as elevadas vibrações do Alto.
Saint Germain nos diz (*6) p 18 “A música..harmoniza..a estrutura atômica do corpo que é novamente polarizada, recebendo sua quota de luz”.

Elizabeth Clare Profet

Léa Cristina Ximenes
Facilitadora/Consultora Metafísica
colaboração Cris Modesto


Nenhum comentário:

Postar um comentário