sábado, 25 de fevereiro de 2012

GAROTA PRODÍGIO DESCOBRE CURA PARA O CÂNCER


Garota descobre cura para o câncer
Uma estudante de 17 anos da Monta Vista High School recebeu uma bolsa de US$ 100 mil por ter descoberto a cura do câncer. A informação do site Daily Mail. A jovem se chama Angela Zhang e foi premiada porque ganhou o Siemens Competition Math, Science & Technology com um projeto que consiste na utilização de nanopartículas para identificar as células cancerígenas, que podem ser enviadas ao centro dos tumores quando combinadas com uma droga à base de salinomicina. Desta forma, com o auxílio de uma ressonância magnética será possível que os médicos descubram exatamente onde se formarão os tumores. Por meio de uma luz infravermelha, as nanopartículas são “derretidas” e liberam o medicamento que eliminará as células cancerígenas de dentro para fora. Quando testada em ratos, a tecnologia acabou quase que completamente com os tumores. Angela trabalha no projeto desde os 15 anos.

          
O que você estava fazendo quando tinha 17 anos? Jogando videogame? Matando aula? Fumando escondido?
 A menos que você tenha respondido “curando o câncer”, prepare-se para se sentir um fracassado em comparação com Angela Zhang. A garota da Califórnia – nos seus impressionantes 17 anos de idade – acaba de ganhar 100.000 dólares (cerca de 180 mil reais) no Grande Prêmio de Matemática, Ciência e Tecnologia do Concurso da Siemens com o projeto “Design da liberação de drogas guiada por imagem e controlada fototermicamente através de um nanosistema multifuntional para o tratamento de células-tronco cancerosas”.
 É ainda mais impressionante quando você entende o que esse título realmente significa: basicamente, Angela criou uma nanopartícula que mata células cancerosas.Ela disse que a partícula melhora os tratamentos atuais contra o câncer porque oferece uma maneira de entregar a droga diretamente nas células tumorais, sem afetar as células saudáveis ao redor delas. A partícula também é capaz de liberar uma droga quando ativada por um laser.
 Sua criação está sendo anunciada como um “canivete suíço no tratamento do câncer”, porque tem muitos usos potenciais diferentes.
 Como é frequentemente o caso com esses tipos de inovações, ainda está muitos anos longe de ser usada em pacientes reais, mas ainda é um grande feito, especialmente para uma adolescente.
 A vitória de Angela não veio sem dedicação. Ela trabalhou nestas nanopartículas desde 2009 e passou mais de 1.000 horas no projeto. Sua pesquisa foi estimulada pela morte de seu avô e bisavô, ambos de câncer. Tudo o que a garota pudesse fazer para impedir a doença de matar mais pessoas, ela queria fazer. E parece que conseguiu.


http://www.euviali.com/curiosidades/garota-de-17-anos-descobre-cura-para-cancer/
Colaboração Ondina Balzano

Um comentário:

  1. Olá!
    Achei insignificante o valor do prêmio se comparado a importância do trabalho...precisamos de mais pessoas assim interessadas positivamente no futuro da população...por aqui, e em todo o mundo, vemos políticos, modelos, atletas, etc recebendo remuneração muito superior a dos médicos, pesquisadores, professores...
    Abraços.
    Sílvia

    ResponderExcluir