domingo, 5 de fevereiro de 2012

CAMPOS DE ENERGIA EM NOSSO CORPO - CHACRAS




Chacras

Chacra é uma palavra sânscrita que designa um conjunto de centros de energias circulares localizados em todo o corpo humano: na cabeça, tronco e nos membros. No caso aqui falaremos sobre os 7 chacras principais mas eles são espalhados pelo corpo todo.
Cada chacra está intimamente ligado a uma glândula, ou seja, eles são o reflexo energético das nossas glândulas endócrinas principais: suprarrenais, gônadas, pâncreas, timo, tireóide, hipófise e pineal. A função de cada chacra é de captar, receber, e distribuir energia, para que a glândula funcione na freqüência necessária para produzir todos os componentes e nutrientes necessários ao nosso corpo. As glândulas endócrinas são responsáveis por toda produção de "remédios" internos. Se os chacras estão em perfeito equilíbrio, temos saúde e escudo imunológico também perfeito, não sendo necessário recorrer à medicação alopática.
Os chacras são portas de entrada para saúde ou para doença e isto depende da nossa maneira de lidar com nosso corpo emocional. Os desequilíbrios nos chacras são causados por qualquer tipo de emoção negativa (ódio, raiva, mágoa, tristeza etc). As emoções possuem polaridades distintas que afetam os chacras, gerando descargas de ácidos e hormônios num momento em que muitas vezes o corpo não necessitava. Estas descargas geram os desequilíbrios que levam à doença. Por exemplo, a úlcera nervosa. Normalmente, quando sentimos raiva ou "stress" , geramos grande quantidade de ácido gástrico (o mesmo ácido  utilizados para digerir os alimentos). Muitas vezes, na hora desta descarga de ácido gástrico, o estômago está vazio e o ácido corrói as paredes do estômago, causando uma gastrite e em seguida uma úlcera nervosa.
Existem muitas maneiras de buscar o equilíbrio dos chacras, através de técnicas alternativas de cura como Reiki, yoga, meditação, relaxamento, tai chi chuan e muitas outras. Embora existam muitas maneiras de buscar a melhor maneira é o autoconhecimento e o monitoramento constante de pensamentos e emoções.
Para proteger os chacras contra energias densas a mais eficaz é autodefesa psíquica. Esta técnica consiste no seguinte: cria-se com a mente um escudo de luz que envolve todo o corpo e protege contra energias densas. Deve ser aplicada sempre que se achar necessário, no dia-a-dia, antes de dormir (contra pesadelos), ao acordar e em situações de perigo. Imagina-se um cilindro de luz protegendo o corpo, conectado à energia cósmica. Esse cilindro deve conter a cor ou cores que a mente intuir. Acima desse cilindro de luz, pode-se imaginar uma pirâmide de luz, com as cores que surgirem na mente. A pirâmide reforça a proteção e complementa a energia necessária para o equilíbrio e bem-estar, trazendo vitalidade e alinhamento energético. Quem conhece as terapias alternativas mencionadas acima, use-as todos os dias.

Os 7 chacras principais:

1º Chacra base (raiz): Localiza-se em toda área pélvica. Esse é o chacra transmissor da energia física - disposição, segurança e sobrevivência. As glândulas suprarrenais, cuja remoção causa morte, são a projeção densa do chacra base. Elas possuem importância vital no organismo na produção de hormônios (corticosteróide, adrenalina, noradrenalina) e na manutenção basal de todos os órgõas. Portanto, a importância do chacra base se encontra relacionada com a saúde orgânica e a vida terrestre.
 Alguns aspectos:
 Cor: Vermelha
Equilibrado: perseverança, auto-estima, vivacidade, busca da segurança pessoal etc
Desequilibrado: insegurança, apatia, impotência, preguiça, impotência etc

2º Chacra Umbilical: Localiza-se na região do baixo abdômen ou 2 cm abaixo do umbigo. Sendo gerador de todo tipo de emoção, ele sempre tenta estabelecer o equilíbrio na trama energética; atua, também sobre a sexualidade, a criatividade e o compartilhamento íntimo ou social. As glândulas gônadas (ovários e testículos) são a projeção ou condensação do chacra umbilical; elas produzem progesterona e o estrogênio que contribuem com a forma masculina /feminina, bem como a atração sexual (libido).
 Alguns aspectos:
 Cor: Laranja
Equilibrado: serenidade, segurança emocional e mental, pensamentos, sociabilidade, integração familiar etc
Desequilibrado: incerteza, vergonha, receio, inadequação social, medo etc

3º Chacra Plexo Solar:  Atua na área do baço-pâncreas, entretanto os elementos terapêuticos são na região do estômago (2 cm acima do umbigo). Sua função é transmitir o calor (vida, energia) ao organismo, e se encontra o plano mental consciente (razão, ideais, planejamento), e também psíquica. No organismo rege a saúde do estômago, fígado, intestino delgado e região dorsal. A glândula pancreática é a projeção/condensação do chacra do plexo solar; ela é responsável pelos hormônios da insulina e pela digestão das proteínas, lipídios e amidos.
 Alguns aspectos:
 Cor: Amarelo
Equilibrado: organização, expressão sincera dos desejos, conhecimento da exata proporção da própria realidade, compreensão, flexibilidade etc
Desequilibrado: obsessão, devaneio, utopia, orgulho, indecisão, insônia, má digestão etc

4º Chacra Cardíaco: Vibra na região toráxica; todavia empregam-se os elementos terapêuticos no centro do peito, entre os mamilos. Ele possui a função de transmitir a energia prânica pelo organismo (vida, oxigenação) e se encontra integrado ao amor, à paz e à coletividade. Ele possui a função da cura energética e de transmissão da energia do amor universal gerado pelo coração. Além disso, ele também elabora a conexão entre os 3 chacras inferiores (vida material) e os 3 chacras superiores (vida espiritual). No organismo rege a saúde do próprio coração, da circulação sanguínea, dos pulmões, do esôfago, da traquéia e da região cervical. A glândula timo é a condensação desse chacra sendo responsável por todo sistema imunológico.
 Alguns Aspectos:
 Cor: Verde
Equilibrado: amor-próprio, esperança, compaixão, perdão, felicidade, alegria de viver etc
Desequilibrado: carência, mágoa, melancolia, frustração, arrependimento, perda da fé etc

5º Chacra Laríngeo (garganta): Reverbera em toda região do pescoço. A função deste chacra é a de ser o acumulador de força vital (prana, longevidade), que é distribuída  para todo o complexo energético e também se encontra relacionada à expressão verbal. Note que o tom de voz de outra pessoa estimula vibrações boas ou más em nosso eu mais profundo. O chacra laríngeo é o portal de comunicação de todos os chacras, principalmente os anteriores. Entenda-se essa comunicação como: expressão, gesticulação, verbalização de pensamentos etc. No organismo, rege a saúde da garganta, ouvidos, boca, canal dental, língua e pescoço. E, responsável pelo metabolismo, crescimento, renovação celular e a formação óssea, a glândula tireóide é a condensação deste chacra.
 Alguns Aspectos:
Cor: Azul Celeste
Equilibrado: plena comunicação verbal do plano mental e sentimental, boa interação familiar e social, direção dos objetivos etc
Desequilibrado: gagueira, retração, introspecção, inflamação do sistema nervoso, garganta e ouvidos.

6º Chabra Frontal ou terceiro olho: região central da testa logo em cima das sobrancelhas. Ele está relacionado com a intuição, a percepção, a sensibilidade e evolução. Todos os chacras se integram nesse plano energético, criando a simbiose; no entanto o sexto e o sétimo chacra não apresentam qualidades perceptíveis e racionais ao ser humano, somente propriedades transcendentais. O sexto sentido é associado a esse chacra, pois representa a intuição, mediunidade e espiritualidade. No organismo, rege-se a saúde dos olhos, fossa nasal, cérebro, cerebelo, neurônios, eletricidade nervosa e cerebral. A condensação deste chacra se processa por intermédio da glândula hipófise, também denominada pituitária, que possui importantíssima função no organismo: estimula os hormônios da glândula tireóide (vida metabólica), da gônada (procriação) e da mamária (criação).
 Alguns Aspectos: Azul Turquesa
Equilibrado: autoconhecimento, poder mental e espiritual, compreensão do universo cósmico e telúrico, intuição etc
Desequilibrado: depressão, baixa auto-estima, esquizofrenia, negativismo, paranóia, fanatismo etc

7º Chacra Coronário:  Região acima da cabeça. As energias desse chacra delicadas e inacessíveis ao ego humano; também imaculadas, intocáveis, perceptíveis por alguém iluminado, um perfeito sacerdote, por exemplo. Ele é o elo entre o ser humano e o universo espiritual, do contato com os Mestres Superiores ou Divindades. No organismo, o chacra coronário rege a saúde do DNA, da memória genética, tectônica, nuclear. A glândula pineal, também denominada hipotálamo ou epífise, estimula a glândula hipófise a produzir hormônios; conecta o sistema nervoso ao endócrino, funcionando ao ritmo cardíaco.
 Alguns Aspectos:
Cor: Violeta
Equilibrado: transpessoalidade, autoconhecimento, amor incondicional, compreensão dos desígnios divinos etc
Desequilibrados: degeneração celular, e outras deformidades referente aos outros chacras por exemplo: diabete (plexo solar), osteoporose (base) etc.

por Eduardo Gonçalves de Paiva

Um comentário:

  1. Gratidão pela partilha.
    Paz e Concórdia, alegria, saúde te desejo...

    ResponderExcluir