terça-feira, 7 de junho de 2011

A MATERNIDADE E A ASTROLOGIA - Mônica Horta

Sob o olhar astrológico a maternidade é muito complexa e não pode ser explicada apenas com uma referência ao signo solar, que é esse que todo mundo conhece. A maternidade vem do mundo da Lua, e todas as mães têm um pezinho lá. É o signo da Lua de uma mulher que diz que estilo de mãe ela vai representar.



Atenção: eu disse “o estilo”, não se elas são boas ou más. O céu não faz julgamentos. A decisão entre ser bom ou mau está no território do famoso livre-arbítrio.


Mas quando se fala a linguagem de um conhecimentos tão antigo como o da Astrologia, não dá para fugir dos arquétipos. Com o passar do tempo (milênios, é claro), todos os tipos viram arque tipos.


Sendo assim, vamos falar das mães e das suas Luas.


A maternidade vem do mundo da Lua, e todas as mães têm um pezinho lá. É o signo da Lua que diz que estilo de mãe a mulher será.


Pra começar: o Sol é aquilo que a gente quer, mas a Lua é o que a gente precisa.


A mãe que nasceu com a Lua em Áries pode ser tudo, menos passiva. Dependendo das suas escolhas: a primeira delas, o Sol que ela elegeu como seu, tanto pode ser uma eterna fonte de energia e de vontade de viver, como uma brigona autoritária. Um amorzinho... só não pode contrariar...


A mãe com a Lua em Touro é tranqüila, e já entra no jogo em vantagem. Diz a velha e sábia astrologia que a Lua está “exaltada” em Touro. Isso quer dizer que a mulher que tem essa Lua gosta de ser mãe. O único risco está em que ela sinta os filhos como sua propriedade.


A mãe com a Lua em Gêmeos, já é bem mais complicada. Mais nervosa, mais volúvel. Lê tudo o que se escreve sobre a maternidade, e a cada livro ou artigo lido, muda de orientação. Mas é também uma ótima companheira nas brincadeiras e se entende muito mais com os filhos depois que eles começam a falar. Para elas, o amor se resume em compreender e ser compreendido.


Já as mães com as Lua em Câncer se sentem tão confortáveis no papel de mãe como se sentem confortáveis na própria casa. Para elas, a maternidade é mais que um desejo, é uma necessidade. Mas tudo vai depender muito se elas foram ou não felizes com as suas mães.


A mãe com a Lua em Leão com certeza se orgulha da sua condição materna e vai sempre precisar ser aplaudida por isso. É bom que ela tenha encontrado espaço na vida para desenvolver a própria criatividade. Se isso não aconteceu, elas correm o risco de virar aquele tipo clássico de “mãe de artista”, que arrasta os pequeninos para todo o tipo de teste. Desde para o Bebê Jonhson, até o Teatro Municipal....


A mãe com o Lua em Virgem poderia ser a mãe perfeita, se não fosso o toque de obsessão com que ela complica a vida. Dela e dos filhos. Tem mania de limpeza e milhares de “nojos” que, às vezes, atrapalham a relação com os bebês. Fora isso, são ótimas e costumam cuidar muito bem de seus filhos.


E a mãe com a Lua em Libra? Essa às vezes é um pouco distante. Dependendo do Sol e do resto do mapa, vai mostrar mais ou menos a melancolia que vem de um vago sentimento de decepção com a vida. Esse é o tipo de mãe que mais idealiza os filhos e às vezes demora para ver exatamente quem eles são.


Já a mãe com a Lua em Escorpião é adrenalina pura. Para ela, o amor materno é pura paixão. Apesar de ser oposta às Luas de Touro, consegue ser tão ou mais possessiva do que elas. Só que esse sentimento dificilmente vai aparecer. Para elas, é claro. Para os outros é uma bandeira só. Mas são mães especialmente estimulantes.


As mães com a Lua em Sagitário são uma maravilha quando são felizes, e uma tragédia quando são infelizes. Todo mundo é um pouco assim, mas elas exageram. Tomara que a vida tenha dado espaço para um outro interesse que seja capaz de lhes fornecer a alegria de viver que é o alimento básico dessas mulheres que amam a aventura. Mesmo que seja só na imaginação.


Para as mães com a Lua em Capricórnio a maternidade é coisa muito séria. Mais do que ninguém, essas mulheres percebem a passagem do tempo e acabam sempre criando filhos fortes. Ou, pelo menos, elas querem muito que eles sejam assim. Dependendo dos outros planetas essa exigência pesada vai ser mais ou menos suavizada.


Já as mães com a Lua em Aquário são um problema sério. Elas precisam do mundo e costumam sofrer um bocado nos primeiros meses de reclusão que costumam acompanhar um parto. Assim como as mães de Gêmeos ou de Libra, costumam lidar melhor com os filhos adultos do que com os filhos bebês. Ou então é o contrário: só os filhos adultos conseguem realmente compreendê-las.


As mães com a Lua em Peixes têm, antes de tudo, uma missão de alívio, mas costumam cobrar um preço caro por isso. Para elas é praticamente natural se sacrificar por um filho, mas essa vítima pode ser muito difícil de carregar por quem foi beneficiado pelo sacrifício. Mas como são musicais essas mães. Como gostam de cantar para os filhos...


Voltando ao presente, nos dois sentidos, se quiser dar uma coisa boa para sua mãe, dê a ela um filho feliz. Esse é sempre o melhor presente que uma mãe pode receber.


Monica Horta é jornalista e astróloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário