quarta-feira, 11 de maio de 2011

FADAS DA TERRA E ESPÍRITOS DOS BOSQUES

As fadas não são uma fantasia, mas sim uma conexão com a realidade". Brian Froud


As fadas respiram e estão vivas. São tão reais quanto qualquer um de nós, e, embora tenham um estilo bem diferente de vida, nos proporcionam algumas experiências bem interessantes, desafios e alegrias conforme elas se tornam familiares aos nossos olhos e nossos corações.


Hoje, já é grande o número de pessoas que se sentem motivados a conectar-se com o Mundo das Fadas. Os dois mundos, o nosso e o das fadas, estou voltando à aproximar-se. O contato é mais fluídico e as portas se abrem mais facilmente. Por isso, se desejamos a harmonia entre os dois mundos, é importante encontrar-se com o País das Fadas em seus próprios termos e evitar projetar as nossas idéias e falsas crenças.


Se desejamos um contato com elas, se faz necessário conhecer seus hábitos e sua cultura, do mesmo modo que aprenderíamos coisas dos habitantes de um país estrangeiro que visitamos.


As fadas guardam segredos e por muito tempo estiveram afastadas de nós, podendo só serem vistas por poucas pessoas que tinham a sensibilidade suficiente para salvar a distância que separava ambos os mundos.


Para interagir com o País das Fadas é conveniente dar-se conta que o Outro Mundo está em toda parte. De modo que onde estás, as fadas também estarão, ou podem estar num abrir e fechar de olhos. O teu encontro com elas pode ser aqui e agora, pois o lugar onde estás já é especial. Basta saber escutá-las com algo mais que teus ouvidos e abrir teus sentidos sutis da emoção e empatia. Para vê-las não é suficiente estarmos com os olhos abertos, pois sua visão vai mundo além dos nossos olhos físicos. E, elas só aparecem para aqueles que acreditam nelas. Por isso, nunca digas que não crês nas fadas e assim se verá à caminho de um mundo secreto e maravilhoso, que é o Reino das Fadas.


As Fadas estão esperando o teu chamado!


Quase invisíveis e camufladas por umas longas túnicas verdes, se escondem umas belas fadas dispostas à brincar e divertir-se: AS DAMAS VERDES.


Na Inglaterra se aplica a denominação de "Dama Verde" as Dríades, ou espíritos dos bosques, que moram no carvalho, no salgueiro, no azevinho, nas macieiras, entre outras. Antes de cortar a árvore era preciso solicitar permissão das fadas e se plantar prímulas próxima de suas raízes como oferenda à Dama Verde, para alcançar suas bênçãos.


O verde é a cor das coisas que crescem e muitos duendes da natureza se apresentam com trajes e gorros verdes. Alguns inclusive tem verde na pele. Na Escócia e na Irlanda, o verde é exclusivamente a cor dos duendes e até recentemente se considerava que atraia a má sorte os seres humanos que o vestiam.


Muitas são as pessoas que consideram instintivamente que uma árvore possui um espírito ou consciência. Durante os primeiros dias do budismo, essa questão suscitou uma certa controvérsia e se decidiu que as árvores não possuem alma como os seres humanos, porém que contam com certos espíritos residentes, chamados de "Devas", que falam de seu interior.


Os espíritos das árvores foram honrados desde os tempos antigos. Como as árvores são capazes de viver muitos séculos, atestam mais feitos do que podem dar conta os seres humanos em suas breves existências. Nossos antepassados julgavam por isso, que esses espíritos tinham que ser muito sábios. As árvores eram honradas em suas festas com coroas e ornamentações.


Ainda hoje, como eles, honramos o espírito da árvore quando adornamos nossa árvore de Natal e colocamos no alto um duende que representa seu espírito vivo.


As Damas Verdes são altas, belas e graciosas. Elas podem ser vistas não só nos bosques, mas também em castelos em ruínas e em seus jardins. Habitam inclusive regiões desérticas em seus suntuosos castelos de cristal. Seus deslocamentos são rápidos e para realizá-los aproveitam o impulso do vento.


Uma das mais famosas é a Dama Verde de Caerphilly, que se converte em planta quando tem que abandonar o castelo em ruínas onde habita, parecendo uma hera. As vezes, costuma deixar-se ver, porém só se percebe seu rosto, rodeado de folhas verdes de hera.


A Dama Verde é a força vital, vegetativa que faz que uma raiz possa romper uma pedra, que os juncos se dobrem ao vento e que o carvalho suporte a tormenta.


A graciosa dança da Dama Verde nos ensina a deixarmos de lado regras artificiais e as limitações que nos comprimem, e a encontrarmos o nosso verdadeiro modelo de crescimento. Cada um de nós com raízes ou sem elas, têm um padrão de perfeição que guia seu crescimento.


A Dama Verde nos recorda que onde o solo é fértil, algo crescerá. Pode ser uma urtiga ou uma rosa, pois a terra fértil nunca ficará vazia. Ela nos pede então que nos mantenhamos em contato com a terra, que cuidemos de nosso solo e prestemos atenção ao que ali cresce. Depende só de nós erradicar o que não queremos em nós e alimentar o que nos faz bem.


A Dama Verde nos diz para que apreciemos as bênçãos da vida e que afrontemos as dificuldades. A árvore cresce onde cai a semente, do mesmo modo que cresceremos se estivermos enraizados. O importante é demonstramos perseverança e paciência nas adversidades. Quando uma planta está sedenta, não pode fazer muitas coisas para acalmar sua sede: pode dirigir suas raízes mais para baixo em busca da água, porém deve esperar que a água venha até ela. Muito embora tenhamos pernas e podemos empreender ações para alcançar o que queremos, muitas vezes, as coisas estão fora de nosso alcance. Isso é que podemos apreender com a Dama Verde: a esperar pacientemente.


Porém, ao mesmo tempo, ela nos aconselha à correr riscos, deixando crescer sementes novas e desconhecidas para ver em que se convertem. Algumas dessas sementes podem ser pequenos milagres que podem acontecer em tua vida.


Essa Dama nos fala ainda, para cuidarmos do terreno de onde crescemos, da satisfação de mostrarmos os outros sem medo, como somos e praticar a magia inata. Qualquer momento de nossa vida o de potencializarmos nossos talentos e habilidades, um tempo de florescimento que produzirá seus frutos. A recompensa material que esperamos só será possível na colheita da semente que plantamos e cuidamos.


Adversidades e conflitos sempre existirão, mas a Dama Verde nos aconselha a sermos valentes e perseverantes, pois as vezes, nada pode ser feito a não ser esperar e seguir crescendo. No Mundo das Fadas como no nosso, temos que crescer ou morrer. Não podemos ficar imóveis.


A Dama Verde cresce em nosso interior quando desenvolvemos nossa criatividade livremente.

ENTRAR EM CONTATO COM A NATUREZA

Você pode criar lugares que sejam bons condutores para a energia feérica. Ao plantar um jardim mágico, não só criarás um lugar para que os seres feéricos venham, mas sim que tenhas com o local uma conexão pessoal.


Quando praticas jardinagem, uma parte de tua energia entra na terra, nas sementes e nas plantas das quais cuida. A terra, as sementes e as plantas também passam a fazer parte de ti através de tua pele, e também quando comes as frutas, as verduras, os frutos secos e as ervas que cultivas. Há um contínuo intercâmbio de energia, mesmo que você não tenha conhecimento dele.


Um jardim mágico é um lugar em que podes conectar com a Natureza e, desse modo, atrair a energia dos seres feéricos. Não importa que seja pequeno, mas o mais importante é que seja um lugar em que gostes de estar, um lugar especial onde tu possas de comunicar com os seres feéricos.


TRABALHANDO COM A DAMA VERDE

A Dama Verde é protetora de todas as coisas que crescem. Quando necessitares recolher lenha ou ervas dos bosques, sempre deve pedir sua aprovação. Marque a planta que pretendes cortar com um pedaço de cordão ou tira de pano verde e manifestando a Dama Verde por que deseja seus dons, solicitando sua autorização para tomá-los. Se acreditas que não recebeu nenhuma resposta, deixe a planta em paz. Se fores cortá-la se assegure de o cortares o suficiente para não matar a planta, pois de outro modo, a Dama Verde não voltará a acolher suas solicitações em seus domínios. Tradicionalmente, deves deixar uma oferenda de três punhados de semente de linho.

Texto pesquisado e desenvolvido por ROSANE VOLPATTO


Bibliografia:
El Anillo de Las Hadas - Anna Franklin
Oráculo de las Hadas - Brian Froud
El Gran Libro de las Hadas - Alejandra Ramírez Zarzuela
fonte: http://www.rosanevolpatto.trd.br/damaverde3.html
publicado por Andrea Cortiano (portaldosanjos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário