segunda-feira, 4 de outubro de 2010

HERMETISMO - OS SETE PRINCIPIOS UNIVERSAIS







"Os princípios da verdade são sete: quem entende isso perfeitamente, tem a chave mágica para que todas as portas do templo sejam abertas”  O Kybalion.

Os sete princípios que sustentam toda a Filosofia Hermética são os seguintes:


1ª O Princípio de Mentalismo.


Tudo gira em torno do pensamento, tudo é a mente, tudo é espírito/energia.
Coaduna com o pensamento que dei início a esse texto. Tudo a nossa volta é nossa criação. Nós criamos realidade.


2º O princípio de correspondência


"Assim como acima, será abaixo". Assim na Terra como no céu. Já ouviu isso antes? Há sempre uma certa correspondência entre as leis e os fenômenos de vários estados do ser e da vida. Para exemplificar melhor vamos recorrer a imagem da nossa Galáxia que é análoga a configuração de um nível atômico, com um núcleo e várias partículas, girando, girando.


3º O Princípio da Vibração


Nada está parado, tudo se move tudo vibra. A Física quântica atesta essa idéia. Na nova física considera-se que a luz, a cor e o som são vibrações, simples como um pacote energia. Tudo vibra, desde a montanha de rocha, um grão de areia, a cadeira da sua sala, a uma célula do nosso organismo. Tudo está em movimento circular, em constante mudança. Tudo no Universo muda, menos a mente dos céticos!
Não é à toa que dizemos que estamos sentindo boas vibrações, pois estamos mesmo! Assim como sentimos as más. Há formas muito densas da matéria, cuja vibração é tão fraca que também parece estar em repouso.
Entre estes dois pólos são milhões de milhões de graus de vibração. Preste atenção a esse princípio que Thoth nos ensina, ele nos mostra que os estados ou forças nos planos, mental e espiritual acompanham as vibrações. Fique atento a seu estado emocional, a sua “vibração”.


4º O princípio da polaridade


Há sempre o lado oposto/correspondente em tudo. Basta que você observe.
Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem seu par de opostos, como e ao contrário são os mesmos, os opostos são idênticos em natureza, mas em diferentes graus, os extremos se tocam, todas as verdades são meias-verdades, todos os paradoxos podem ser reconciliados. Tudo é dual. "A tese e a antítese são idênticas em natureza, diferindo apenas no grau”, toda verdade é apenas metade da verdade. Dia e noite (ciclo da vida na Terra), Luz e escuridão, para cima e para baixo (orientação espacial), grandes e pequenos (Tamanho), o amor e o ódio (apelo emocional). Calor e frio, embora opostos, são realmente a mesma coisa, consistindo a diferença, simplesmente, com diversos graus de formação. Nada há verdade absoluta, apenas maneiras diferentes de se observar o mesmo evento.


5º O Princípio de Ritmo


Tudo no universo é cadencia e periodicidade. Todo ritmo cósmico e biológico é regido por ritmos e ciclos. Tudo são fluxo e refluxo. Tudo tem seus períodos de avanço e recuo, tudo sobe e desce. Tudo que se move como um pêndulo para a direita, faz o mesmo balanço para a esquerda, o ritmo é a compensação.
Também pode ser resumido com uma imagem muito clara de triunfos e derrotas, e direito natural das compensações. Há sempre uma ação e reação, o progresso e o retrocesso, uma subida e uma descida. E essa lei se aplica a tudo, astros, mundos, animais, mente, matéria, energia. Esta lei se manifesta na criação e destruição dos mundos, em andamento como a queda das nações, na vida, em todas as coisas, e finalmente, nos estados mentais dos seres humanos.


6º O princípio de causa e efeito


Toda causa tem seu efeito, todo efeito tem sua causa. Nada acontece por acaso e que tudo acontece de acordo com os movimentos dos ciclos e vibrações, ações que damos a um evento. O homem tem o poder de determinar seu destino.


7º O princípio da geração


A criação existe em toda parte, tudo tem seu princípio masculino e o feminino, a geração ocorre em todos os níveis. Este princípio contém a verdade que se manifesta nos princípios masculino e feminino. A saber Com efeito, não só em termos físicos, mas também mental e espiritual. No mundo físico este princípio se manifesta como "sexo", e níveis superiores toma formas superiores, mas o princípio permanece sempre o mesmo. Nenhuma criação física, mental ou espiritual, é possível sem este princípio. Toda a nossa vida será marcada por ciclos hormonais masculino e feminino. Fisiologicamente, tanto homens e mulheres têm flutuações da produção de testosterona e estrogênio, independentemente do sexo.
Tanto o homem quanto a mulher têm esses dois hormônios, mas na mulher há maior concentração de hormônio estrogênio que a testosterona e no homem tem maior concentração de testosterona do que estrogênio.
O que muitos não sabem é que a mulher a partir de uma certa idade tem o nível de estrogênio mais baixo, elevando a testosterona - o que a faz ficar muito “macha” para tomar certas decisões e levar a vida como quer. O contrário também acontece com o homem. Há uma queda na testosterona o que faz o nível de estrogênio se tornar mais presente a partir de uma certa idade o que faz com que o homem fique mais “devagar”, mais dependente e avesso a mudanças. Mais caseiro e introspectivo.




No livro de Enoch, ele nos conta que foi seu tio Enlil que tirou do mapa as cidades de Sodoma e Gomorra, no Mar Morto - não pela historinha que nos conta a Bíblia – que essas cidades eram o centro, um antro da maldade e pecado - mas precisamente por essas cidades abrigarem toda a sabedoria e aprendizagem dos Deuses. Se nos recordarmos bem, Enlil não queria a misturada de filhos de escravos com Deuses e partiu para hegemonia da raça Draconiana ou Ariana, quem sabe?


As ciências ensinadas por Enoch/Thoth têm sido mantidas intactas na sua pureza original por um grupo seleto de iniciados, de pessoas que recusam um grande número de estudantes e seguidores imaturos, orientado pelo costume hermético de reservar a Verdade apenas para os poucos que estariam realmente prontos a compreendê-la e a dominá-la.


A chave antiga da Alquimia é mudança interna. Se somos capazes de transmutar nossas próprias mentes, podemos alterar a nossa visão do mundo exterior e transformar um simples objeto de latão em ouro, ou uma vida mundana em algo maravilhoso. Só depende de cada um. Faça sua vida valer mais, crie novas formas de pensar. Estude sobre isso.




por Laura botelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário