sexta-feira, 16 de julho de 2010

DITOS POPULARES - Prof. PASQUALE

E a gente pensa que repete corretamente... !!!


No popular se diz: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bichocarpinteiro' Minha grande dúvida na infância: Mas que bicho é esse que é carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro?


Correto: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro.' Eis a resposta para meu dilema de infância!


‘Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.' O correto é: 'Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.' Se a batata é uma raiz, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparrama pelo chão se ela está embaixo dele?


'Cor de burro quando foge.' O correto é: 'Corro de burro quando foge!' Burro muda de cor quando foge? Qual cor ele fica? Porque ele muda de cor?


Outro que no popular todo mundo erra: 'Quem tem boca vai a Roma.'
Bom, esse eu entendia, de um modo errado, mas entendia! Pensava que quem sabia se comunicar ia a qualquer lugar! O correto é: 'Quem tem boca vaia Roma.' (isso mesmo, do verbo vaiar).


Outro que todo mundo diz errado, quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa: 'Cuspido e escarrado'. O correto é: 'Esculpido em Carrara.' (Carrara é um tipo de mármore)


Mais um famoso: 'Quem não tem cão, caça com gato.' Entendia também, errado, mas entendia! Se não tem o cão para ajudar na caça o gato ajuda! Tudo bem que o gato só faz o que quer, mas vai que o bicho está de bom humor! O correto é: 'Quem não tem cão, caça como gato. (ou seja, sozinho)


Vai dizer que você falava corretamente algum desses? rsrsssss...

Nenhum comentário:

Postar um comentário