quarta-feira, 5 de maio de 2010

A MANDALA ASTROLOGICA E OS CICLOS DE VIDA



Astrologia vai muito além da leitura de signos e zoodiaco de jornal. É uma forma de ver o mundo, e pode ser extremamente revelador se você tiver a cabeça aberta. Há um ciclo de vida que se inicia em Áries e que termina em Peixes.


Podemos dividir A Mandala Astrológica em 3 ciclos de vida: o primeiro de Áries a Câncer marca a primeira infância, O segundo de Leão a Escorpião, marca a adolescência, e por fim, o último ciclo: da vida adulta a velhice que vai de sagitário a Peixes. Todos os ciclos começam num signo de fogo, passam para um de terra, ar e acabam em água.


Áries é o primeiro signo do zoodíaco. Ele marca o nascimento. O ser humano abrindo os olhos pela primeira vez. É o primeiro signo de fogo. Corresponde ao nascimento do “EU”


Em seguida vem Touro , um signo de terra. A criança percebe que tem um corpo. Olha suas mãos, sente frio, fome e calor. Apreende o mundo através dos sentidos. Sente o cheiro de sua mãe, ouve sua voz, e vai simbolizando assim o universo a sua volta. Corresponde ao nascimento das sensações


Em Gêmeos, um signo de ar, a criança começa a olhar em volta, percebe que existem outras pessoas além dela e de sua mãe. Percebe que se chorar alguém vem vê-la, cobri-la ou alimentá-la. Estabelece aqui a capacidade de se fazer ouvir. Nasce a necessidade da comunicação


Câncer, signo de água, fecha esse ciclo da primeira infância. Aqui a criança estabelece o sentido de vínculo. Ela sente fome, chora, é alimentada e com isso percebe que suas necessidades vão sendo atendidas. Amor e alimento estão juntos. Acredito que passamos o resto da vida tentando renovar essa sensação, essa união de amor e nutrição.


Um novo Ciclo se inicia, num signo de Fogo. Em Leão, o sentido de identidade se expande. Agora, sou EU em relação ao grupo. É o potencial criativo. A necessidade de autoafirmação. Aqui testamos nossas capacidades, saímos do egocentrismo infantil e experimentamos olhar em volta. Queremos competir, descobrir quem é o melhor!


Novamente um signo de terra sucede o de fogo. Nasce Virgem, e com ela a necessidade de ser útil. Do que adianta ser criativo se não fizermos nada com isso. Aqui temos maior autonomia física e aprendemos a ser seletivos. É o aprendizado da escolha: o que serve e o que não serve para meu corpo e minha vida.


Nasce então, a vontade de compartilhar, de enxergar o outro, de incluí-lo, de trocar. Aprendemos isso em Libra. Aqui se estabelece a relação de compartilhamento.


Fechando este ciclo temos Escorpião que traz o ganho pelo aprendizado do compartilhamento. Escorpião marca a entrada na vida sexual, passo natural iniciado pelo contato com o outro, e na vida material, proporcionando a noção de fazer e crescer junto, criando um patrimônio comum, filhos e posses.


Sagitário, o último signo de fogo inicia o ciclo da idade adulta até a velhice. Aqui é o inicio da jornada para o mundo. Sagitário é a flecha, nossa necessidade de meta, de ideologia, de propósito. Nossa vontade de ir além, de se aventurar pelo mundo e se jogar na vida. A vontade de crescer e de expandir os horizontes.


Aí vem Capricórnio para concretizar as metas lançadas em sagitário. Enraíza, lapida, busca perfeição. É o aprendizado da autocrítica, da busca da materialização dos nossos sonhos. É o nosso Super-Ego. Aqui aprendemos a lidar, controlar e dirigir as regras do mundo, nos realizamos.


Depois disso tudo,vem Aquário, o humanista! Aqui aprendemos a pensar, refletir, filosofar. Como um signo de ar, temos o distanciamento intelectual necessário para pensar nas questões sociais, políticas e existenciais. As regras só são respeitadas se fizerem sentido, caso contrário surgirá rebeldia. Aqui desenvolvemos solidariedade, e buscamos um mundo mais justo com relação a Liberdade e Igualdade de direitos da população.


Esse ciclo acaba em Peixes, um signo de água. Nele temos o sentido da Fé e da completude. A sensação de que somos uma gota no meio do oceano. O contato direto com Deus, sem intermediários... Peixes é a energia que transcende, e que nos prepara para a passagem na direção de novos níveis de consciência. Corresponde ao aprendizado do desapego, na entrega, confiança, e certeza da Fé.


Lógico que nem sempre completamos este ciclo de aprendizagem. Muitas vezes paramos em algum lugar pelo caminho... Não faz mal! O Universo é Paciente! Acredito que este é um conhecimento em espiral, e podemos adentrar por ele de qualquer lado, e em qualquer expressão. Um dia, todo esse objetivo estará cumprido.


Desejo à todos um boa jornada!
(adaptado do texto de MÔNICA GUINLE - Site: "Humanopossível")

Nenhum comentário:

Postar um comentário