segunda-feira, 12 de abril de 2010

NASA - Planeta Venus é geologicamente ativo




WASHINGTON - Pela primeira vez, cientistas detectaram sinais claros de fluxos de lava recente sobre a superfície de Vênus.


As observações revelam que os vulcões em Vênus pareciam irromper entre algumas centenas de anos para 2,5 milhões de anos atrás. Isto sugere que o planeta poderá ainda ser geologicamente activo, tornando Vênus um dos poucos mundos em nosso sistema solar que tem atividade vulcânica nos últimos 3 milhões de anos.


As evidências vêm de missão da Agência Espacial Europeia Venus Express, que esteve em órbita ao redor do planeta desde abril de 2006. Os resultados da ciência foram estabelecidos através de dados topográficos da nave espacial da NASA Magalhães. Magellan radares mapeados 98 por cento da superfície e os dados coletados gravidade de alta resolução, ao orbitar Vénus 1990-1994.


Os cientistas vêem diferenças na composição em comparação com a paisagem circundante em três regiões vulcânicas. Relativamente jovem, fluxos de lava foram identificados pela maneira que emitem radiação infravermelha. Estas observações sugerem que Vênus é ainda capaz de erupções vulcânicas. Os resultados aparecem na edição de 8 de abril da revista Science.


"A história geológica de Vênus tem sido um mistério", disse Sue Smrekar, cientista do Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, Califórnia, e principal autor do artigo que descreve o trabalho. "Espaçonave anterior nos deu dicas de atividade vulcânica, mas não sabia há quanto tempo que ocorreu. Agora, temos fortes indícios de direito na superfície de erupções recentes."


As províncias vulcânicas, ou hotspots, em que Smrekar e sua equipe focada são geologicamente semelhantes para o Havaí. Os cientistas já detectaram plumas de material quente subindo profundidade sob a superfície de Vênus. As plumas são pensados para ter produzido importantes erupções vulcânicas. Outros dados do planeta sugerem que os gases voláteis normalmente expelido por vulcões estavam quebrando em sua atmosfera. A taxa de vulcanismo ajudará cientistas a determinar como o interior do planeta funciona e como os gases emitidos durante as erupções afetar o clima.


Algo está a suavização da superfície de Vénus porque o planeta possui apenas cerca de 1000 crateras, um montante relativamente pequeno se comparado a outros organismos em nosso sistema solar. Os cientistas pensam que pode ser o resultado da atividade vulcânica e quero saber se isso acontece rapidamente ou lentamente. Os resultados Venus Express sugerem uma seqüência gradual de pequenas erupções vulcânicas, por oposição a um episódio catastrófico resurfaces vulcânica que o planeta inteiro com lava.


Smrekar e sua equipe também descobriu que várias características vulcânicas nas regiões que estudaram mostram evidências de minerais encontrados em fluxos de lava recente. Estes processos minerais correspondem a mais jovem dos fluxos vulcânicos em cada região, dando aos cientistas um apoio adicional para a idéia, eles formaram durante a atividade vulcânica recente. Na Terra, os fluxos de lava reagir rapidamente com o oxigênio e outros elementos na atmosfera quando entram em erupção na superfície. Em Vênus, o processo é similar, embora seja mais intensa e alterações na camada externa mais substancial.


Os cientistas chamam de planeta Vênus irmão da Terra, devido à semelhança em tamanho, massa, densidade e volume. Os cientistas deduzem que ambos os planetas compartilhavam uma origem comum, formando, ao mesmo tempo cerca de 4,5 bilhões de anos atrás. Vênus também é o planeta em que o efeito estufa foi descoberto. O planeta está envolto em uma atmosfera muito menos amigável do que a Terra. Ela é composta principalmente de dióxido de carbono, o que gera uma temperatura de superfície quente o suficiente para derreter chumbo e uma pressão de superfície 90 vezes maior do que na Terra.


O pequeno grupo de mundos em nosso sistema solar conhecido por ser atividade vulcânica hoje inclui a terra ea lua de Júpiter, Io. Cratera em Marte conta também sugeriram fluxos de lava recente. Os cientistas estão estudando a evidência de um outro tipo de vulcanismo activo que envolve gelo vulcões vomitando em outras luas do nosso sistema solar.


NASA patrocinou a pesquisa do Smrekar. A Agência Espacial Europeia construiu e administra Venus Express.

http://www.esa.int/SPECIALS/Venus_Express/SEMUKVZNK7G_0.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário