quinta-feira, 15 de abril de 2010

JOHREI - filosofia





“ACÚMULO DE PEQUENAS PRÁTICAS É QUE FAZ
O GRANDE HOMEM”



A revista Planeta deste mês traz matéria sobre o tema, a partir de pesquisas científicas, com o seguinte título:


"Não existe felicidade sem gratidão"

Logo no primeiro parágrafo temos a seguinte afirmativa:


"Ao estudar a felicidade, muitos pesquisadores têm deparado com um elemento que gradualmente vai passando do segundo plano para um lugar de destaque nessa área: a gratidão..."


Outro dado interessante é sobre a incompatibilidade entre estados pessoais deprimidos e a gratidão, cuja conclusão é:


"Você não pode ser deprimido e grato ao mesmo tempo. A gratidão faz uma pessoa mais saudável fisicamente, mentalmente, em todos os sentidos." E mais: "A gratidão leva as pessoas a agir de forma virtuosa e mais altruísta."


A gratidão, de acordo com as pesquisas efetuadas, leva as pessoas a terem níveis mais altos de emoções positivas, satisfação com a vida, vitalidade e otimismo. As pessoas que a praticam constantemente exibem doses mais altas de bom humor e de sensação de estar ligado aos outros, além de melhoras na duração e na qualidade do sono. Também se constatou um aumento nos níveis de vivacidade, entusiasmo, determinação, atenção e energia.


A conclusão do estudo, por outro lado, alerta que tudo isso não surge a partir de episódios esparsos de gratidão. Para colher os frutos dessa emoção, é necessário exercitá-la e materializá-la constantemente.


Nesta semana em que se relembra os momentos dramáticos da paixão de Cristo e, ao mesmo, da sua redenção que enche-nos de alegria e esperança, coloquemos em prática o amor cristão por meio da prática cotidiana da gratidão.


Escolha um tema diário para exercitá-la como, por exemplo, a alimentação, o trabalho e as pessoas com quem trabalhamos, a moradia, o vestuário a prática das rotinas diárias, entre outros.

matéria completa: www. planeta.com.br


" A VIDA MAIS RICA É AQUELA QUE SE GASTA, ENRIQUECENDO OUTRAS VIDAS"


Johrei Center Gávea
Rua Marquês de São Vicente, 246 - Gávea – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2259-4311



Um comentário:

  1. Boa noite Elisabeth,
    em uma mensagem, recebida de uma amiga, lá estava
    o endereço de seu blog, vim conferir e amei.
    Gosto dos temas aqui abordados.
    Parabéns, já estou seguindo.
    Grande e fraterno abraço,
    Fátima

    ResponderExcluir