terça-feira, 13 de abril de 2010

ATÉ ONDE COMPREENDER ??? DANUZA LEÃO


VAI QUERER entender as pessoas; aquela amiga, por exemplo, que você adora e que um dia escolheu o pior homem que existia na cidade - talvez no planeta - para ter um caso.


Fisicamente, nem feio ele era: apenas banal. Banal a ponto de ser ignorado se chegasse na praia de terno e gravata ou entrasse numa agência de banco de sunga. Charme, zero; inteligência, três; cultura - bem, passemos. Ah, mas ele era simpático: não, não era. Ah, mas as pessoas gostavam dele: não, ninguém gostava dele. Ah, mas ele era um doce com os filhos dela: não, era uma peste. Ah, mas ele fazia uma salada como nenhum chef do mundo: não, não fazia. Ah, mas ele lavava uma xícara como ninguém: não, não lavava. O caso era simples: ele a fazia feliz, e conseguiu uma proeza: que os amigos dela, os irmãos, os filhos, o ex-marido, a empregada, e mais quem estivesse por perto não gostassem dele. Mas conseguiu, sem nenhum esforço, que ela largasse o mundo por ele. Mulher é assim: acha que só possui um bem na vida, o homem que ama, e quando isso acontece, deixa tudo por ele e se sente muito feliz - enquanto dura.


O mundo foi girando, e os amigos se afastando. Ninguém conseguia conviver com o casal, sobretudo depois de saber de algumas cenas deprimentes que aconteceram entre os dois; e souberam por ela, que na hora do sufoco pedia socorro e contava tudo. O socorro era dado, claro, e a antipatia por ele só fazia crescer, claro.


Os amigos esperaram - afinal, é para isso que eles existem -, mas tem uma hora que cansa. E eles cansaram. Cansaram mas deram apoio - à distância -, até o fim; afinal o fim ia mesmo chegar, era só ter paciência, e um dia ela se lembraria do episódio como de um pesadelo, como costuma acontecer. Mas o que poderia ter sido resolvido em um mês durou dois anos.


Quando acabou, todos - os amigos, a família, os companheiros de trabalho - deixaram de falar no nome dele, como se ele nunca tivesse existido.


Outros homens cruzaram pela vida dela - nada de muito retumbante, mas tudo bem - e o tempo continuou passando.


Mas eis que um dia - um uisquinho aqui, outro uisquinho ali - vem o assunto, aquele. E ela acabou dizendo a frase que quase todas as mulheres já disseram um dia: eu devia estar louca; mas logo em seguida tentou desculpá-lo (e a si mesma), dizendo mas ele teve uma infância complicada, com uma mãe repressora e um pai ausente.


Uma das amigas presentes, que costumava dizer o que pensava, respirou fundo e, mesmo tentando ficar calma, desabafou: Não me peça para entender gente que depois dos 30, com aluguel para pagar e uma vida inteira para viver, fica falando da infância, do pai e da mãe, e o pior: ainda encontra gente para ouvir e entender. Isso feito, tomou o resto do uísque de um gole só, e completou dizendo que esse tal de dr. Freud às vezes é um atraso de vida.


Segundo ele, todos os pecados serão compreendidos, às vezes até perdoados, e as prisões deveriam ser implodidas pois todos os criminosos têm excelentes justificativas para roubar e matar.


Grande filósofa, essa amiga; se existissem muitas mais iguais a ela, o mundo seria bem, mas bem mais feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário